A importância da manutenção preventiva de elevadores
Manter um condomínio em harmonia não é tarefa simples. São tantas as atribuições do síndico e desafios diários que, muitas vezes, o que funciona bem acaba não atraindo tanto a atenção do síndico. Os elevadores são um exemplo disso. Eles geralmente são lembrados apenas quando dão problema. É aí que entra a importância da manutenção preventiva de elevadores.
É sobre isso que vamos falar nesse texto. Acompanhe!
Manutenção preventiva de elevadores: um pequeno cuidado que gera importantes resultados
Dos equipamentos rudimentares construídos no Século I a.C até os ultra velozes que são capazes de subir 95 andares em apenas 43 segundos, os elevadores há centenas de anos movem pessoas e cargas. Porém, quando apresentam falhas, como dar solavancos inesperados ou deixar algum passageiro preso, rapidamente podem se tornar um grande transtorno.
Incidentes com elevadores são uma responsabilidade séria e evitá-los não é apenas uma questão de ordem e segurança, mas também legal. Isso porque a manutenção preventiva de elevadores precisa ser executada conforme normas e legislações. Caso contrário, poderá incidir a responsabilidade de eventuais contratempos sobre o síndico. Problemas com elevadores também podem ser motivo para disputas judiciais e gerar indenizações caras.
Passageiro preso no elevador: como proceder
O incidente mais comum quando o assunto é elevador é ter passageiros presos. A situação pode ocorrer por falha mecânica, elétrica ou por falta de manutenção. Ainda que o tempo seja curto, para quem está trancado a sensação pode ser muito desagradável. Então, como proceder caso alguém esteja confinado?
De acordo com especialistas no assunto, os passos são os seguintes:
Para síndicos:
• Não tente resgatar a pessoa presa, nem permita que outro funcionário do condomínio o faça;
• Apenas a empresa de manutenção e o Corpo de Bombeiros estão habilitados para fazer o resgate com segurança;
• Chame imediatamente a empresa responsável ou o Corpo de Bombeiros.
Para quem ficou preso:
• É importante manter a calma, pois não há perigo evidente e há ventilação suficiente para a respiração dentro do equipamento;
• Não force a porta, nem tente sair por conta própria. O elevador pode voltar a funcionar no momento em que você estiver saindo e causar sérios danos.
O resgate, para ser realizado com segurança, sempre deve ser feito pela empresa contratada para dar a manutenção preventiva de elevadores ou, em último caso, por órgãos públicos de segurança. Ainda que, anos atrás, fosse comum algum funcionário do prédio assumir a função, hoje os especialistas são categóricos em afirmar que a espera pelo resgate habilitado, além de mais seguro, evita problemas legais no futuro.
|